MAPEANDO O VÔO

Não foi programado, mas esta acabou sendo a última exposição da série Vôo, iniciada em 1996. Esta data, 20 de agosto de 2000, coincide também com a criação do sinTOMnizado. Vendo hoje em retrospecto, parecia mesmo uma espécie de despedida anunciada já que o pensamento que direcionou a criação das obras estava ligado à idéia de desprendimento. Além disso, ouve a proposta de "esgotar o tema" com a montagem de um grande painel onde reuni trabalhos de profissionais de várias áreas que tivessem alguma vez registrado sua percepção sobre o que seria Vôo. Algumas destas pessoas eram amigos próximos e outros referências pessoais que me influenciaram ou influenciam de alguma maneira.

Participaram deste painel:
Guilherme Weber (ator, com uma foto de sua participação na peça de Denise Stoklos, Mais Pesado que o Ar), Milla Jung (fotógrafa), Escher (gravador holandês), Quino (cartunista, criador de Mafalda), André Malinski - Anilina (artista plástico), Roberto Pompeu de Toledo (colunista de Veja com seu texto sobre Santos Dumont), Marco Duran (designer), Oscar Niemeyer (arquiteto) e Santos Dumont (inventor).

     

painel com convidados (da esquerda para direita): Escher, Oscar Niemeyer, Roberto Pompeu de Toledo, Marco Duran, Guilherme Weber, Quino, André Malinski, Milla Jung, Santos Dumont

        

Entrevista de Tom Lisboa, na Gazeta do Povo, na época da exposição