VIII Encontro Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Recife, 03 a 06 de novembro de 2004

 

Quarta-feira , 03 de novembro de 2004

Das 16h00 às 18h30 - Reunião da Comissão de Ensino e Pesquisa da Socine Tema: Ensino de cinema no Brasil: cursos, currículos e disciplinas Espaço Executivo, Bloco G4, Anfiteatro, 3ºandar.

Das 18h30 às 19h00 
Sessão de abertura Bloco G, Auditório G1

19h00 - Mesa redonda
Bloco G, Auditório G1

O campo do audiovisual no Brasil: as relações entre cinema, televisão e vídeo Jorge Furtado e Guel Arraes, cineastas convidados Leandro Rocha Saraiva, USP, mediador Alexandre Figueirôa, UNICAP, mediador

21h00 - Coquetel de boas vindas
Salão de recepção, Bloco G

 

Quinta-feira , 04 de novembro de 2004

Das 09 às 10h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S1 - O Melodrama revisitado
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Alexandre Figueirôa, UNICAP

Ismail Xavier, USP - As vicissitudes da eloqüência: voz over e melodrama em Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
João Luiz Vieira, UFF - Uma estética e uma ética do excesso: A causa secreta, de Sérgio Bianchi
Leandro Rocha Saraiva, USP - A prisão como palco: Carandiru e O prisioneiro da grade de ferro - auto-retratos
Mariana Baltar, UFF - Auto-performance musical como o excesso que inscreve a intimidade

S2 - Fantasmas, anjos e outros estranhos
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Denilson Lopes, UnB

Wilton Garcia, Unicamp - Corpo e homoerotismo no filme O fantasma Rogério Ferraraz, FIZO/SP - Para sempre, nos sonhos: Lynch, Freud, Hoffmann e o estranho
Luiz Antonio Mousinho, UFPB - Adaptação: Uólace e João Victor
Tadeu Capistrano, UERJ - A câmera dos suplícios: dor e abjeto no cinema de inícios do século XX

S3 - Cinema digital
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: André Brasil, PUC/MG

Mauro Baptista, PUC/SP - A imagem digital, o teatro e sua influência na estética do cinema contemporâneo de baixo custo
Mauricio Hirata, USP - A câmera na mão em Festa de família: revitalização do naturalismo cinematográfico e da dramaturgia clássica
Newton G. Cannito, Faculdade Casper Libero/SP - Vertov e o digital: relação entre teorias da montagem e tecnologias digitais
Afonso de Albuquerque, UFF - Digihad: o videoclipe e as tecnologias digitais a serviço da Jihad islâmica

S4 - Análises textuais: drama, literatura, cinema
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Mariarosaria Fabris, USP

Antonio João Teixeira, UEPG - Rei Lear na adaptação de Peter Brook: o bárbaro e o civilizado
Eliana Pibernat, PUC/RS - Ouvindo vozes - uma releitura de Virgínia Woolf Genilda Azerêdo, UFPB - O País das Maravilhas de Michael Winterbottom: um diário da cidade e da solidão urbana

S5 - Exibição, recepção
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: André P. Gatti, FAAP

Fernando Mascarello, Unisinos/RS - Procura-se a audiência cinematográfica desesperadamente, ou Como e por que os estudos de cinema permanecem textualistas
Mahomed Bamba, FTC/BA - Proposta para uma abordagem crítica do trailer Josimey Costa da Silva, UFRN - O cinema e os vínculos sociais
Aletéia Selonk, PUC/RS - Distribuição cinematográfica no Brasil - um estudo comparado da distribuição da cinematografia nacional e estrangeira

Das 10h40 às 11h00
Intervalo

Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S6 - Processos e identidades
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Claudio Bezerra, UNICAP

Alexandre Figueirôa Ferreira, UNICAP - Reprocessando o "cinema popular" Yvana Fechine, UNICAP - Lisbela e o prisioneiro: estratégias enunciativas Aline Maria Grego Lins, UNICAP - O percurso criativo em Lisbela e o Prisioneiro
Nara Aragão Fonseca, UFPE - Lisbela e o prisioneiro e Amarelo manga: duas experiências com a identidade local

S7 - Documentário 1: ética, narrativa e história
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ

Fernão Pessoa Ramos, Unicamp - Presença da tomada e intensidade: as três éticas do cinema documentário
Paulo Menezes, USP - A construção conceitual do "outro" enquanto discurso visual nos primórdios do cinema documental
Francisco Elinaldo Teixeira, Unicamp - Analisando narrativas documentais Karla Holanda, Unicamp - Documentário nordestino contemporâneo: mapeamento, abordagem e representação (1994-2003)

S8 - Cinepoesia em filmes brasileiros
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Maria do Carmo Nino, UFPE

Eduardo Peñuela Cañizal, USP, UTP/PR - A poesia do objeto na obra de José M. Marins
Geraldo Carlos do Nascimento, UTP/PR - Pérola imperfeita: presença barroca em Carlota Joaquina
Sandra Fischer, UTP/PR - Cavalo no canto: a poética do estranhamento em Durval Discos

S9 - Cinemas latino-americanos
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Wilton Garcia, Unicamp

Anelise R. Corseuil, UFSC - O documentário pós-moderno: paródia e formas de representação do chicano em Frontierland
Tunico Amancio, UFF - Dois massacres
Angela Prysthon, UFPE - Rotas latinas: identidades em trânsito em quatro filmes latino-americanos
Mauricio Bragança, UFF - O que é que a rumbeira tem?

S10 - Cinema: prática e ensino
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Afonso de Albuquerque, UFF

Adilson José Ruiz, Unicamp - A estética suja do Cinema de Rua
Hudson Moura, FAESA/ES - As fronteiras intermidiáticas do exílio no cinema intercultural
Rossana Elisa Foglia, USP - Autoficção: Caro diário e 33
Luciana Rodrigues, FAAP - O ensino de cinema no Brasil

Das 12h40 às 14h30
Almoço

Das 14h30 às 16h10 -Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S11 - Cinema brasileiro: intertextualidades
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Afrânio Catani, USP

Maria do Socorro Silva Carvalho, UNEB - Garota de Ipanema: frustrações de um "filme-canção"
Samuel Paiva, UNICSul/SP - A figura de Orson Welles em filmes brasileiros Leonardo Cortes Macário, UFF - Uma chanchada em Macunaíma: aviso aos navegantes
Valdir Baptista, UAM/SP - Glauber e o neo-realismo

S12 - Anfiteatro, G4, 3º andar
Documentário 2: estratégias narrativas
Coordenação: Maria Cleidejane Esperidião, UNICAP

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ - A memória do documentário - tradição e institucionalização
Cezar Migliorin, UNESA/RJ - Documentário brasileiro contemporâneo: estratégias de superfície
Tetê Mattos, UFF - Socorro Nobre: o expressionismo no cinema documentário
Maíra de Brito Carlos, UFPE - Diário íntimo ou road movie? A nova tendência dos documentários em primeira pessoa

S13 - Super 8
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Júlio César Lobo, UNEB/UFBA

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior, USP - As figurações irônicas do espaço urbano no experimentalismo superoitista
Guiomar Ramos, UAM/SP - O vampiro da cinemateca
Marcos Pierry Pereira da Cruz, FTC/BA - As práticas de vanguarda no super 8 baiano
Paulo Roberto Lustig, UAM/SP - Cinema em super 8: questão estética ou ideológica?

S14 - O regional e o nacional
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Maria Eduarda da Mota Rocha, UNICAP

Luciana Corrêa de Araújo, Unicamp - O cinema mudo pernambucano segundo as revistas cariocas
Mauricio R. Gonçalves, UFSCar - Cinédia: ecos de Cinearte e reflexos do Estado Novo
Sheila Schvarzman, Unicamp - Humberto Mauro, Alberto Cavalcanti e o cinema iIndustrial brasileiro
Lindinalva Silva Oliveira Rubim, UFBA - A cultura brasileira como estratégia da Rede Globo

S15 - Cinema e televisão
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Marco Bonetti, UFPE

Maria Regina de Paula Mota, UFMG - 1964-2004 - Abertura política, cinema e televisão
Antonio Albino Canelas Rubim, UFBA - Espetáculos do contemporâneo: cinema e televisão
Pedro Butcher, UFRJ - Cidade de Deus, Cidade dos Homens e a nova relação entre cinema e TV no Brasil
Solange Wajnman, Unip/SP - Visualidade e cultura contemporânea na novela Dancin' Days

Das 16h10 às 16h30
Intervalo

Das 16h30 às 18h10 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S16 - Me inclua fora disso: horror e riso nas margens do cinema brasileiro
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Rubens Rewald, USP

Bernardette Lyra, Unip/SP - O terrir
Rosana de Lima Soares, USP - Imagens estigmatizadas
Diogo Julien Miranda, FIB/SP, Faculdades Drummond - Zé do Caixão, um vampiro de capa e cartola
Laura Cánepa, FIZO/SP - O surto de horror da Boca do Lixo

S17 - Documentário 3: etnografias
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Francisco Elinaldo Teixeira , Unicamp

Március Freire, Unicamp - Onde está o autor: notas sobre o "eu" e o "outro" no cinema de Jean Rouch
Marise Berta, FTC/BA - O método e o acaso nos documentários de Nelson Pereira dos Santos
Daniela Dumaresq, USP - O jogo de vozes em Jaguar e Moi, un Noir

S18 - Análises textuais: narrativas
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Leo Falcão, UNICAP

Luiz Antonio L. Coelho, PUC/RJ - Objeto e ponto-de-vista em Swimming Pool - à beira da piscina, de François Ozon
Erick Felinto de Oliveira, UERJ - Donnie Darko: imagem, tecnologia, e multimediação em um filme entre o cult e o massivo
Maria Esther Maciel, UFMG - Exercícios de classificação e jogos de ficção nos primeiros filmes de Peter Greenaway
Angélica Coutinho, UNESA/RJ - Os matadores: narrativa em vozes múltiplas

S19 - Glauberianas
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Maria do Socorro Carvalho, UNEB

Mauro Eduardo Pommer, UFSC - O profeta Glauber: do irracional na terra do Sol
Luiz Felipe G. Soares, Unisul, Ielusc/SC - Glauber evangelista
José Gatti, UFSCar, Unip/SP - Glauberão Sussuarana
Umbelino Brasil, UFBA - Poética e autor; uma proposta de Glauber Rocha

S20 - Imagens de violência e sedução
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Fernando Vugman, Unisul/SC

Flávia Seligman, Unisinos/RS - Violência e sedução no filme policial brasileiro dos anos 70
Josette Maria Alves de Souza Monzani, UFSCar - Terror à brasileira
Gelson Santana, União São Camilo - A pornochanchada como gênero no cinema brasileiro
Alessandro Constantino Gamo, Unicamp - Trajetórias cruzadas na Boca

18h10 - Coquetel de lançamento de livros
Salão de recepção, Bloco G

 

 

Sexta-feira, 05 de novembro de 2003

Das 09h00 às 10h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S21 - Mulheres em ação / Women in action
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: José Gatti, UFSCar, Unip/SP

Catherine Benamou, University of Michigan, EUA - Con amor, tequila y gasolina: las aventuras transfronterizas de Lola la Trailera
Chris Holmlund, University of Tennessee, EUA - In the line of female fire: Alien3, The Long Kiss Goodnight, Foxy Brown and American women in action
Lucia Saks, University of Michigan, EUA - South African Cinema
Dorit Naaman, Queen's University, Canadá - Angels of death: terrorism & gender in the Palestinian-Israeli conflict

S22 - Corpo e simulacro
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Fernando Mascarello, Unisinos/RS

Geisa Rodrigues, UFF - Madame Satã enquadrado
Luiz Cláudio da Costa, UNESA/RJ - Representação, referência e simulacro Mauro Luiz Rovai, Unicamp - Tempo e movimento: o corpo no cinema de Leni Riefenstahl
Ivonete Pinto, USP - O clube dos mentirosos - uma investigação sobre falsas informações em quatro filmes

S23 - História, nação e cinema
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Flávia Seligman, Unisinos/RS

José Luiz Aidar Prado e Moira Toledo Cirelo, PUC/SP - Dogville, Elephantville, Toqueville: o cinema repensa a democracia sob o impacto da violência
Jorge Luiz Bezerra Nóvoa, UFBA - A decadência da "Civilização Ocidental": as representações cinematográficas
Ana Lucia Lobato - A apropriação da história em Hans Staden e sua implicação na representação dos índios tupinambás
Alessandra Soares Brandão, Unisul/SC - A Estrada, a Nação E Sua Mãe Também: dupla narração e resistência no filme de Alfonso Cuarón

S24 - Dramaturgia audiovisual
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Andréa Moreira, UFPB

Maria Thereza Azevedo, Unimep/SP - Dogville: o épico e o trágico com as marcas de um jogo sobre a representação do homem
Rubens Rewald, USP - Objeto transformacional Vitória
Azevedo da Fonseca, UFF - Adaptações históricas: a pesquisa em Baile Perfumado e O Cineasta da Selva
Lisandro Nogueira, UFG - Cinema e jornalismo: Boca de Ouro de Nelson Pereira dos Santos

S25 - Narrativas audiovisuais contemporâneas
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Thiago Soares, Universo/PE

Patrícia Moran Fernandes, UFMG - "Play it again"
André Brasil, PUC/MG - Virar a câmera
Eduardo de Jesus, PUC/MG - O sistema híbrido das imagens: o clipe "quase-documentário"
Renata Correia Lima Ferreira Gomes, PUC/SP - Estratégias narrativas no game

Das 10h40 às 11h00
Intervalo

Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S26 - Cinema português, cinema brasileiro
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Bernadette Lyra, Unip/SP

Jorge Luiz Cruz, UERJ - Da literatura ao filme: o processo de adaptação em Manoel de Oliveira
Paulo Filipe Monteiro, Universidade Nova de Lisboa - O drama e a ficção do cinema português
Leandro José Luz Riodades de Mendonça, UNIPLI/UFF - Comédia popular no Brasil e em Portugal: interações analíticas
Leonor Areal, Universidade Nova de Lisboa - Ponto de vista cinematográfico e ideologia

S27 - História do cinema brasileiro
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Maurício Reinaldo Gonçalves, UFSCar

Afrânio Catani, USP - Mário Civelli: empreendedor, "cavador" e produtor-relâmpago de filmes
Luís Alberto Rocha Melo, UFF - Argumento e roteiro: a contribuição de Alinor Azevedo
Débora Lúcia Vieira Butruce, UFF - Por uma cenografia popular: o trabalho de Alcebíades Monteiro Filho
André P. Gatti, FAAP - Paulo Emílio e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento

S28 - Diálogos intertextuais
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Cristina Teixeira, UFPE

Mariarosaria Fabris, USP - Mattia Pascal: profissão repórter
Rafael de Luna Freire, UFF/MAM-RJ - O teatro de Plínio Marcos e o cinema: amor e ódio
Vanessa Teixeira de Oliveira, FANOR/CE - O movimento expressivo na teoria do espetáculo de Serguei M. Eisenstein

S29 - Representações cinematográficas da metrópole
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Angela Prysthon, UFPE

Maria Dora Mourão, USP - A metrópole representada: a montagem como articulação entre o passado e o presente no documentário
Esther Hamburger, USP - Diferentes expressões de apropriação de mecanismos de produção da representação
Henri Arraes Gervaiseau, USP - A metrópole e o documentário brasileiro contemporâneo
Andréa Molfetta, USP - Quatro documentários performativos do Cone Sul

S30 - Luz, som, montagem
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Hélio Godoy, UFSCar

João Carlos Massarolo, UFSCar - Eisenstein digital
Ieda Tucherman, UFRJ - Imaginário tecnológico, ficção-científica e cinema: um encontro a ser explorado
Fernando Morais da Costa, UNESA/RJ - O som no cinema brasileiro - primeiras tentativas
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, Unicamp - O cinema fantástico ou de ficção científica e a ameaça do vídeo - os casos Akumulator 1, Videodrome e O chamado

Das 12h40 às 14h30
Almoço

Das 14h30 às 16h10 - Sessões de comunicações Espaço Executivo, Bloco G4

S31 - Hibridações de estéticas, gêneros e mídias
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Nadilson Manoel da Silva, UNICAP

Denize Correa Araujo, UTP/PR - A "estética da hipervenção" e suas hibridações
Renato Pucci, UTP/PR - Intersecção pós-moderna entre cinema e TV: o caso de O Auto da Compadecida
Eduardo Baggio, UTP/PR - Gêneros híbridos: Passadouro

S32 - Identidades: bandidos, migrantes, favelados
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Sallet Tauk, UFRPE

Fernando S. Vugman, Unisul/SC - O gangster, o bandido e o mito
Júlio César Lobo, UNEB/UFBA - Do palco ao prostíbulo: migrantes nordestinos nas chanchadas e depois
Ramayana Lira de Sousa, Unisul/SC - "Eu, você, a vadia, ninguém presta": antagonismo de classe em O Invasor
Marcelo Dídimo Souza Vieira, Unicamp - Filmes de cangaço, história e etnografia

S33 - Imagem e dispositivos
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau, USP

Consuelo Lins, UFRJ - Dispositivos de filmagem nos documentários contemporâneos
Ivana Bentes, UFRJ - O filme-dispositivo e as novas narrativas
Andréa França, UFF - Condições do personagem no documentário brasileiro contemporâneo
Kátia Maciel, UFRJ - Transcinemas

S34 - Filosofia, poesia e cinema
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Andrea Mousinho, Universidade Potiguar

Denilson Lopes, UnB - Nem Favela, nem Sertão ou Por um cinema do cotidiano
Luiza Jatobá, Unisantos - Lacan e o cinema: a contribuição de Slavoj Zizek
Adalberto Müller Jr., UnB - Cinema de poesia em tempos de prosa
Gicelma Fonseca Chacarosqui Torchi, UFMS - Perspectivas intersemióticas do filme Caramujo-flor

S35 - Novas tecnologias digitais
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Mauro Baptista, PUC/SP

Hélio Godoy, UFSCar - Estereoscopia e as novas tecnologias digitais
Eunice Vaz Yoshiura, Unip/SP, Unesp - Desmaterialização da imagem no vídeo digital
Luiza Novaes, PUC/RJ - Transmídia: o impacto nas produções audiovisuais
João Guilherme Barone Reis e Silva, PUC/RS - Notas sobre o bias tecnológico do cinema

14h30 Sessão especial
Bloco G, Auditório G2

Acervos cinematográficos do Recife Coordenação: Isabela Cribari, FUNDAJ

André Gil Pereira Lima, Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) Fernanda Coelho, Cinemateca Brasileira Lula Cardoso Ayres Filho, Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres Marcos Enrique, Prefeitura da Cidade do Recife Pedro Aarão, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MIS) Pedro Selva, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF)

Das 16h10 às 16h30
Intervalo

16h30 às 17h30 - Aula Magna
Bloco G, Auditório G1

Robert Stam, New York University, EUA - Adaptação Apresentação: Ismail Xavier, USP

21h00 - Confraternização

 

 

Sábado, 06 de novembro de 2004

Das 10 às 12h00 - Bloco G, Auditório G1 Assembléia dos sócios da Socine