VIII
Encontro Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema
Universidade Católica de
Pernambuco - UNICAP
Recife, 03 a 06 de novembro de 2004
Quarta-feira , 03 de novembro de
2004
Das 16h00 às 18h30 - Reunião
da Comissão de Ensino e Pesquisa da Socine Tema: Ensino de
cinema no Brasil: cursos, currículos e disciplinas Espaço
Executivo, Bloco G4, Anfiteatro, 3ºandar.
Das 18h30 às 19h00
Sessão de abertura Bloco G, Auditório G1
19h00 - Mesa redonda
Bloco G, Auditório G1
O campo do audiovisual no Brasil:
as relações entre cinema, televisão e vídeo Jorge Furtado e Guel
Arraes, cineastas convidados Leandro Rocha Saraiva, USP, mediador
Alexandre Figueirôa, UNICAP, mediador
21h00 - Coquetel de boas vindas
Salão de recepção, Bloco G
Quinta-feira , 04 de novembro de
2004
Das 09 às 10h40 - Sessões de
comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S1 - O Melodrama revisitado
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Alexandre Figueirôa,
UNICAP
Ismail Xavier, USP - As
vicissitudes da eloqüência: voz over e melodrama em Lavoura
arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
João Luiz Vieira, UFF - Uma estética e uma ética do excesso: A
causa secreta, de Sérgio Bianchi
Leandro Rocha Saraiva, USP - A prisão como palco: Carandiru e O
prisioneiro da grade de ferro - auto-retratos
Mariana Baltar, UFF - Auto-performance musical como o excesso que
inscreve a intimidade
S2 - Fantasmas, anjos e outros
estranhos
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Denilson Lopes, UnB
Wilton Garcia, Unicamp - Corpo e
homoerotismo no filme O fantasma Rogério Ferraraz, FIZO/SP - Para
sempre, nos sonhos: Lynch, Freud, Hoffmann e o estranho
Luiz Antonio Mousinho, UFPB - Adaptação: Uólace e João Victor
Tadeu Capistrano, UERJ - A câmera dos suplícios: dor e abjeto
no cinema de inícios do século XX
S3 - Cinema digital
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: André
Brasil, PUC/MG
Mauro Baptista, PUC/SP - A
imagem digital, o teatro e sua influência na estética do cinema
contemporâneo de baixo custo
Mauricio Hirata, USP - A câmera na mão em Festa de família:
revitalização do naturalismo cinematográfico e da dramaturgia
clássica
Newton G. Cannito, Faculdade Casper Libero/SP - Vertov e o
digital: relação entre teorias da montagem e tecnologias digitais
Afonso de Albuquerque, UFF - Digihad: o videoclipe e as
tecnologias digitais a serviço da Jihad islâmica
S4 - Análises textuais: drama,
literatura, cinema
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Mariarosaria Fabris, USP
Antonio João Teixeira, UEPG - Rei
Lear na adaptação de Peter Brook: o bárbaro e o civilizado
Eliana Pibernat, PUC/RS - Ouvindo vozes - uma releitura de
Virgínia Woolf Genilda Azerêdo, UFPB - O País das
Maravilhas de Michael Winterbottom: um diário da cidade e da
solidão urbana
S5 - Exibição, recepção
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: André P. Gatti, FAAP
Fernando Mascarello, Unisinos/RS -
Procura-se a audiência cinematográfica desesperadamente, ou
Como e por que os estudos de cinema permanecem textualistas
Mahomed Bamba, FTC/BA - Proposta para uma abordagem crítica do
trailer Josimey Costa da Silva, UFRN - O cinema e os
vínculos sociais
Aletéia Selonk, PUC/RS - Distribuição cinematográfica no
Brasil - um estudo comparado da distribuição da cinematografia
nacional e estrangeira
Das 10h40 às 11h00
Intervalo
Das 11h00 às 12h40 - Sessões
de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S6 - Processos e identidades
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Claudio Bezerra, UNICAP
Alexandre Figueirôa Ferreira,
UNICAP - Reprocessando o "cinema popular" Yvana
Fechine, UNICAP - Lisbela e o prisioneiro: estratégias
enunciativas Aline Maria Grego Lins, UNICAP - O percurso
criativo em Lisbela e o Prisioneiro
Nara Aragão Fonseca, UFPE - Lisbela e o prisioneiro e Amarelo
manga: duas experiências com a identidade local
S7 - Documentário 1: ética,
narrativa e história
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Luiz Augusto Coimbra de
Rezende Filho, UFRJ
Fernão Pessoa Ramos, Unicamp - Presença
da tomada e intensidade: as três éticas do cinema documentário
Paulo Menezes, USP - A construção conceitual do
"outro" enquanto discurso visual nos primórdios do cinema
documental
Francisco Elinaldo Teixeira, Unicamp - Analisando narrativas
documentais Karla Holanda, Unicamp - Documentário nordestino
contemporâneo: mapeamento, abordagem e representação (1994-2003)
S8 - Cinepoesia em filmes
brasileiros
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Maria do Carmo Nino, UFPE
Eduardo Peñuela Cañizal, USP,
UTP/PR - A poesia do objeto na obra de José M. Marins
Geraldo Carlos do Nascimento, UTP/PR - Pérola imperfeita:
presença barroca em Carlota Joaquina
Sandra Fischer, UTP/PR - Cavalo no canto: a poética do
estranhamento em Durval Discos
S9 - Cinemas latino-americanos
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Wilton Garcia, Unicamp
Anelise R. Corseuil, UFSC - O
documentário pós-moderno: paródia e formas de representação do
chicano em Frontierland
Tunico Amancio, UFF - Dois massacres
Angela Prysthon, UFPE - Rotas latinas: identidades em trânsito
em quatro filmes latino-americanos
Mauricio Bragança, UFF - O que é que a rumbeira tem?
S10 - Cinema: prática e ensino
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Afonso de
Albuquerque, UFF
Adilson José Ruiz, Unicamp - A
estética suja do Cinema de Rua
Hudson Moura, FAESA/ES - As fronteiras intermidiáticas do
exílio no cinema intercultural
Rossana Elisa Foglia, USP - Autoficção: Caro diário e 33
Luciana Rodrigues, FAAP - O ensino de cinema no Brasil
Das 12h40 às 14h30
Almoço
Das 14h30 às 16h10 -Sessões de
comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S11 - Cinema brasileiro:
intertextualidades
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Afrânio Catani, USP
Maria do Socorro Silva Carvalho,
UNEB - Garota de Ipanema: frustrações de um
"filme-canção"
Samuel Paiva, UNICSul/SP - A figura de Orson Welles em filmes
brasileiros Leonardo Cortes Macário, UFF - Uma chanchada em
Macunaíma: aviso aos navegantes
Valdir Baptista, UAM/SP - Glauber e o neo-realismo
S12 - Anfiteatro, G4, 3º andar
Documentário 2: estratégias narrativas
Coordenação: Maria Cleidejane Esperidião, UNICAP
Luiz Augusto Coimbra de Rezende
Filho, UFRJ - A memória do documentário - tradição e
institucionalização
Cezar Migliorin, UNESA/RJ - Documentário brasileiro
contemporâneo: estratégias de superfície
Tetê Mattos, UFF - Socorro Nobre: o expressionismo no cinema
documentário
Maíra de Brito Carlos, UFPE - Diário íntimo ou road movie? A
nova tendência dos documentários em primeira pessoa
S13 - Super 8
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Júlio César Lobo, UNEB/UFBA
Rubens Luis Ribeiro Machado Junior,
USP - As figurações irônicas do espaço urbano no
experimentalismo superoitista
Guiomar Ramos, UAM/SP - O vampiro da cinemateca
Marcos Pierry Pereira da Cruz, FTC/BA - As práticas de vanguarda
no super 8 baiano
Paulo Roberto Lustig, UAM/SP - Cinema em super 8: questão
estética ou ideológica?
S14 - O regional e o nacional
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Maria Eduarda da
Mota Rocha, UNICAP
Luciana Corrêa de Araújo, Unicamp
- O cinema mudo pernambucano segundo as revistas cariocas
Mauricio R. Gonçalves, UFSCar - Cinédia: ecos de Cinearte e
reflexos do Estado Novo
Sheila Schvarzman, Unicamp - Humberto Mauro, Alberto Cavalcanti e
o cinema iIndustrial brasileiro
Lindinalva Silva Oliveira Rubim, UFBA - A cultura brasileira como
estratégia da Rede Globo
S15 - Cinema e televisão
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Marco Bonetti,
UFPE
Maria Regina de Paula Mota, UFMG -
1964-2004 - Abertura política, cinema e televisão
Antonio Albino Canelas Rubim, UFBA - Espetáculos do
contemporâneo: cinema e televisão
Pedro Butcher, UFRJ - Cidade de Deus, Cidade dos Homens e a nova
relação entre cinema e TV no Brasil
Solange Wajnman, Unip/SP - Visualidade e cultura contemporânea
na novela Dancin' Days
Das 16h10 às 16h30
Intervalo
Das 16h30 às 18h10 - Sessões
de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S16 - Me inclua fora disso:
horror e riso nas margens do cinema brasileiro
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Rubens Rewald,
USP
Bernardette Lyra, Unip/SP - O
terrir
Rosana de Lima Soares, USP - Imagens estigmatizadas
Diogo Julien Miranda, FIB/SP, Faculdades Drummond - Zé do
Caixão, um vampiro de capa e cartola
Laura Cánepa, FIZO/SP - O surto de horror da Boca do Lixo
S17 - Documentário 3:
etnografias
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Francisco Elinaldo Teixeira
, Unicamp
Március Freire, Unicamp - Onde
está o autor: notas sobre o "eu" e o "outro" no
cinema de Jean Rouch
Marise Berta, FTC/BA - O método e o acaso nos documentários de
Nelson Pereira dos Santos
Daniela Dumaresq, USP - O jogo de vozes em Jaguar e Moi, un Noir
S18 - Análises textuais:
narrativas
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Leo Falcão, UNICAP
Luiz Antonio L. Coelho, PUC/RJ - Objeto
e ponto-de-vista em Swimming Pool - à beira da piscina, de
François Ozon
Erick Felinto de Oliveira, UERJ - Donnie Darko: imagem,
tecnologia, e multimediação em um filme entre o cult e o massivo
Maria Esther Maciel, UFMG - Exercícios de classificação e
jogos de ficção nos primeiros filmes de Peter Greenaway
Angélica Coutinho, UNESA/RJ - Os matadores: narrativa em vozes
múltiplas
S19 - Glauberianas
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Maria do Socorro
Carvalho, UNEB
Mauro Eduardo Pommer, UFSC - O
profeta Glauber: do irracional na terra do Sol
Luiz Felipe G. Soares, Unisul, Ielusc/SC - Glauber evangelista
José Gatti, UFSCar, Unip/SP - Glauberão Sussuarana
Umbelino Brasil, UFBA - Poética e autor; uma proposta de Glauber
Rocha
S20 - Imagens de violência e
sedução
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Fernando Vugman, Unisul/SC
Flávia Seligman, Unisinos/RS - Violência
e sedução no filme policial brasileiro dos anos 70
Josette Maria Alves de Souza Monzani, UFSCar - Terror à
brasileira
Gelson Santana, União São Camilo - A pornochanchada como
gênero no cinema brasileiro
Alessandro Constantino Gamo, Unicamp - Trajetórias cruzadas na
Boca
18h10 - Coquetel de lançamento
de livros
Salão de recepção, Bloco G
Sexta-feira, 05 de novembro de
2003
Das 09h00 às 10h40 - Sessões
de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S21 - Mulheres em ação / Women
in action
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: José Gatti, UFSCar,
Unip/SP
Catherine Benamou, University of
Michigan, EUA - Con amor, tequila y gasolina: las aventuras
transfronterizas de Lola la Trailera
Chris Holmlund, University of Tennessee, EUA - In the line of
female fire: Alien3, The Long Kiss Goodnight, Foxy Brown and
American women in action
Lucia Saks, University of Michigan, EUA - South African Cinema
Dorit Naaman, Queen's University, Canadá - Angels of death:
terrorism & gender in the Palestinian-Israeli conflict
S22 - Corpo e simulacro
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Fernando Mascarello,
Unisinos/RS
Geisa Rodrigues, UFF - Madame
Satã enquadrado
Luiz Cláudio da Costa, UNESA/RJ - Representação, referência e
simulacro Mauro Luiz Rovai, Unicamp - Tempo e movimento: o corpo no
cinema de Leni Riefenstahl
Ivonete Pinto, USP - O clube dos mentirosos - uma investigação
sobre falsas informações em quatro filmes
S23 - História, nação e
cinema
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Flávia Seligman,
Unisinos/RS
José Luiz Aidar Prado e Moira
Toledo Cirelo, PUC/SP - Dogville, Elephantville, Toqueville: o
cinema repensa a democracia sob o impacto da violência
Jorge Luiz Bezerra Nóvoa, UFBA - A decadência da
"Civilização Ocidental": as representações
cinematográficas
Ana Lucia Lobato - A apropriação da história em Hans Staden e
sua implicação na representação dos índios tupinambás
Alessandra Soares Brandão, Unisul/SC - A Estrada, a Nação E
Sua Mãe Também: dupla narração e resistência no filme de
Alfonso Cuarón
S24 - Dramaturgia audiovisual
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Andréa Moreira, UFPB
Maria Thereza Azevedo, Unimep/SP - Dogville:
o épico e o trágico com as marcas de um jogo sobre a
representação do homem
Rubens Rewald, USP - Objeto transformacional Vitória
Azevedo da Fonseca, UFF - Adaptações históricas: a pesquisa em
Baile Perfumado e O Cineasta da Selva
Lisandro Nogueira, UFG - Cinema e jornalismo: Boca de Ouro de
Nelson Pereira dos Santos
S25 - Narrativas audiovisuais
contemporâneas
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Thiago Soares,
Universo/PE
Patrícia Moran Fernandes, UFMG - "Play
it again"
André Brasil, PUC/MG - Virar a câmera
Eduardo de Jesus, PUC/MG - O sistema híbrido das imagens: o
clipe "quase-documentário"
Renata Correia Lima Ferreira Gomes, PUC/SP - Estratégias
narrativas no game
Das 10h40 às 11h00
Intervalo
Das 11h00 às 12h40 - Sessões
de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S26 - Cinema português, cinema
brasileiro
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Bernadette Lyra, Unip/SP
Jorge Luiz Cruz, UERJ - Da
literatura ao filme: o processo de adaptação em Manoel de Oliveira
Paulo Filipe Monteiro, Universidade Nova de Lisboa - O drama e a
ficção do cinema português
Leandro José Luz Riodades de Mendonça, UNIPLI/UFF - Comédia
popular no Brasil e em Portugal: interações analíticas
Leonor Areal, Universidade Nova de Lisboa - Ponto de vista
cinematográfico e ideologia
S27 - História do cinema
brasileiro
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Maurício Reinaldo
Gonçalves, UFSCar
Afrânio Catani, USP - Mário
Civelli: empreendedor, "cavador" e produtor-relâmpago de
filmes
Luís Alberto Rocha Melo, UFF - Argumento e roteiro: a
contribuição de Alinor Azevedo
Débora Lúcia Vieira Butruce, UFF - Por uma cenografia popular:
o trabalho de Alcebíades Monteiro Filho
André P. Gatti, FAAP - Paulo Emílio e Cinema: trajetória no
subdesenvolvimento
S28 - Diálogos intertextuais
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Cristina Teixeira, UFPE
Mariarosaria Fabris, USP - Mattia
Pascal: profissão repórter
Rafael de Luna Freire, UFF/MAM-RJ - O teatro de Plínio Marcos e
o cinema: amor e ódio
Vanessa Teixeira de Oliveira, FANOR/CE - O movimento expressivo
na teoria do espetáculo de Serguei M. Eisenstein
S29 - Representações
cinematográficas da metrópole
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Angela Prysthon, UFPE
Maria Dora Mourão, USP - A
metrópole representada: a montagem como articulação entre o
passado e o presente no documentário
Esther Hamburger, USP - Diferentes expressões de apropriação
de mecanismos de produção da representação
Henri Arraes Gervaiseau, USP - A metrópole e o documentário
brasileiro contemporâneo
Andréa Molfetta, USP - Quatro documentários performativos do
Cone Sul
S30 - Luz, som, montagem
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Hélio Godoy,
UFSCar
João Carlos Massarolo, UFSCar -
Eisenstein digital
Ieda Tucherman, UFRJ - Imaginário tecnológico,
ficção-científica e cinema: um encontro a ser explorado
Fernando Morais da Costa, UNESA/RJ - O som no cinema brasileiro -
primeiras tentativas
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, Unicamp - O cinema
fantástico ou de ficção científica e a ameaça do vídeo - os
casos Akumulator 1, Videodrome e O chamado
Das 12h40 às 14h30
Almoço
Das 14h30 às 16h10 - Sessões de
comunicações Espaço Executivo, Bloco G4
S31 - Hibridações de
estéticas, gêneros e mídias
Sala A, G4, 3º andar Coordenação: Nadilson Manoel da Silva,
UNICAP
Denize Correa Araujo, UTP/PR - A
"estética da hipervenção" e suas hibridações
Renato Pucci, UTP/PR - Intersecção pós-moderna entre cinema e
TV: o caso de O Auto da Compadecida
Eduardo Baggio, UTP/PR - Gêneros híbridos: Passadouro
S32 - Identidades: bandidos,
migrantes, favelados
Sala de teleconferência, G4, térreo Coordenação: Sallet Tauk,
UFRPE
Fernando S. Vugman, Unisul/SC - O
gangster, o bandido e o mito
Júlio César Lobo, UNEB/UFBA - Do palco ao prostíbulo:
migrantes nordestinos nas chanchadas e depois
Ramayana Lira de Sousa, Unisul/SC - "Eu, você, a vadia,
ninguém presta": antagonismo de classe em O Invasor
Marcelo Dídimo Souza Vieira, Unicamp - Filmes de cangaço,
história e etnografia
S33 - Imagem e dispositivos
Anfiteatro, G4, 3º andar Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau,
USP
Consuelo Lins, UFRJ - Dispositivos
de filmagem nos documentários contemporâneos
Ivana Bentes, UFRJ - O filme-dispositivo e as novas narrativas
Andréa França, UFF - Condições do personagem no documentário
brasileiro contemporâneo
Kátia Maciel, UFRJ - Transcinemas
S34 - Filosofia, poesia e cinema
Sala B, G4, 3º andar Coordenação: Andrea Mousinho, Universidade
Potiguar
Denilson Lopes, UnB - Nem
Favela, nem Sertão ou Por um cinema do cotidiano
Luiza Jatobá, Unisantos - Lacan e o cinema: a contribuição de
Slavoj Zizek
Adalberto Müller Jr., UnB - Cinema de poesia em tempos de prosa
Gicelma Fonseca Chacarosqui Torchi, UFMS - Perspectivas
intersemióticas do filme Caramujo-flor
S35 - Novas tecnologias digitais
Sala multiuso, G4, 3º andar Coordenação: Mauro Baptista, PUC/SP
Hélio Godoy, UFSCar - Estereoscopia
e as novas tecnologias digitais
Eunice Vaz Yoshiura, Unip/SP, Unesp - Desmaterialização da
imagem no vídeo digital
Luiza Novaes, PUC/RJ - Transmídia: o impacto nas produções
audiovisuais
João Guilherme Barone Reis e Silva, PUC/RS - Notas sobre o bias
tecnológico do cinema
14h30 Sessão especial
Bloco G, Auditório G2
Acervos cinematográficos do Recife
Coordenação: Isabela Cribari, FUNDAJ
André Gil Pereira Lima, Cinemateca
da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) Fernanda Coelho, Cinemateca
Brasileira Lula Cardoso Ayres Filho, Instituto Cultural Lula Cardoso
Ayres Marcos Enrique, Prefeitura da Cidade do Recife Pedro Aarão,
Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MIS) Pedro Selva, Companhia
Hidrelétrica do São Francisco (CHESF)
Das 16h10 às 16h30
Intervalo
16h30 às 17h30 - Aula Magna
Bloco G, Auditório G1
Robert Stam, New York University,
EUA - Adaptação Apresentação: Ismail Xavier, USP
21h00 - Confraternização
Sábado, 06 de novembro de 2004
Das 10 às 12h00 - Bloco G,
Auditório G1 Assembléia dos sócios da Socine
|