APRESENTAÇÃO DE MANDO LEMBRANÇAS (2014)

HISTÓRICO

O cartão postal, tal como o conhecemos hoje, um tipo de carta que não precisa de envelope, começou a circular por volta de 1869, na Áustria. A principal diferença é que, nesta época, o verso de onde era escrita a mensagem ficava em branco. Gilberto Freyre afirma que foi seu vínculo com a fotografia que permitiu ao postal resistir ao tempo, conservar­se enquanto documento histórico, firmar­se como meio de comunicação e como veículo de propaganda das paisagens. 

Com o aparecimento dos smartfones, o envio deste tipo de correspondência foi sendo substituído por mensagens nas redes sociais e outras formas de comunicação online. No entanto, foi a própria telefonia móvel que reinventou o cartão postal ao criar um aplicativo (iPOSTAL) que imprime qualquer foto digital em formato de postal, coloca um selo, posta nos Correios e encaminha para o destinatário.

 
A ORIGEM DE MANDO LEMBRANÇAS

Motivado pela capacidade de criar cartões postais quase instantâneos a partir da imagens que produzia com o aparelho celular, comecei a compartilhar experiências do dia-a-dia com o público, especialmente quando estava viajando. Ao invés da imagem cristalizada dos cartões postais das bancas de jornais, o que presenciamos agora é o POSTAL EM TEMPO REAL, que mescla a mensagem do remetente com uma foto recém produzida.

O MODO DE ENVIO é feito através de convocatórias no Facebook. Para receber um postal, basta colocar nos comentários a frase "eu quero um postal", compartilhar meu post e mandar o endereço com CEP para mim por mensagem privada (inbox).

 

 
ONDE FOI REALIZADO

Desde então, já foram distribuídos quase 200 postais de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Paraty, Moscou, Krasnodar, Istanbul, Lisboa, Berlim, São Paulo, Sorocaba, Itapetininga, Itapeva, Itaquaquecetuba, Itararé, Bertioga, Diadema, Santo André, Campinas, Mogi Guaçú, Bragança Paulista e Santa Bárbara do Oeste.

Este projeto ainda está em desenvolvimento.