APRESENTAÇÃO (Tom Lisboa)

AÇÃO URBANA LUGAR EM COLOMBO: UMA CIDADE COM DOIS CENTROS

Quando criei a ação urbana LUGAR, em outubro de 2008, em Tóquio, eu estava de férias. O fato de estar em um país oriental, vivenciando um idioma que (ainda) não compreendo e repensando meus condicionamentos culturais, me deparei com um sentimento de auto-exclusão daquele meio, meu “estrangeirismo” tornara-se mais evidente do que nunca. Por outro lado, eu estava inserido naquele lugar. Desvendá-lo era mais do que um objetivo turístico. Era uma oportunidade de ampliar minhas possibilidades de ver e me relacionar com um espaço.

Para traduzir esta sensação, preferi utilizar a fotografia. Ao invés de (d)escrevê-la, optei por mostrar este processo de descoberta através de uma ação que produzisse imagens. LUGAR consiste basicamente de três etapas: desenhar um percurso em forma de L (de lugar) na planta de uma cidade; caminhar por este trajeto realizando um ensaio fotográfico; e publicar este ensaio em um site (para que outras pessoas possam conhecer determinado lugar a partir das fotos realizadas).

Na Geografia Humanista, chama-se de lugar um espaço que é vivenciado, que nos serve como ponto de referência ou identidade. Hoje, LUGAR é um projeto coletivo que já reuniu mais de 100 pessoas, de 30 cidades, de 8 países. Em comum, todos utilizam a fotografia para investigar, registrar e revelar suas relações com determinado espaço urbano e, ao mesmo tempo, destacá-lo, revesti-lo com algum tipo de poesia e originalidade.

Colombo é uma cidade peculiar por possui dois centros: o histórico e o novo. Separados por mais de 10km de distância, eles engendraram órbitas nas quais gravitam vidas sociais e culturais quase independentes. A ação urbana LUGAR foi pensada como uma proposta artística que promovesse um ponto de contato entre estes dois sistemas.

Para estimular, desde a infância, a visão de Colombo como uma cidade unida em torno de projetos comum, foram realizados dois ensaios fotográficos. Os alunos da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, do Centro Novo, fotografaram o Centro Histórico e os alunos da Escola Municipal Antonio Costa, do Centro Histórico, fizeram o mesmo com o Centro Novo. A exposição da Galeria do SESC Colombo e o site de LUGAR mostram resultado desta troca de olhares e experiências.