
SOBRE O LIVRO E ONDE COMPRAR
O GRANDE CIRCO MÍSTICO: fotografia, dança ou filme?, por Tom Lisboa
"A vida dos outros, tal como nos chega na chamada
realidade, não é cinema mas sim fotografia, ou seja, não podemos
apreender a
ação, mas apenas seus fragmentos eleaticamente recortados dar coerência à série
de fotos para que se
tornassem cinema significava rechear com literatura,
presunções, hipóteses e invenções os intervalos entre uma e outra
foto".
Neste trecho de O Jogo da Amarelinha, Morelli, um dos personagens criados por
Julio Cortázar, afirmava que um
livro deveria ser escrito como os desenhos que
seguem as leis da Gestalt, ou seja, os traços apenas guiariam o observador
a
construir imaginativamente determinada figura e, “por vezes, os traços ausentes
eram os mais importantes, os que
realmente contavam”.
De certo modo, (In)visível Real sintetiza estas mesmas
questões de visibilidade e invisibilidade. Hoje, o que resta dos
movimentos
coreográficos de Luis Arrieta e Dani Lima, da sonoridade das canções de Chico
Buarque e Edu Lobo e da
plasticidade dos cenários e figurinos de RosaMagalhães
em O Grande Circo Místico são estes pequenos contornos que
chamamos de
fotografia e que são incapazes de traduzir integralmente este espetáculo.
Talvez, por isso, nunca tive a
ambição de chamar este livro de documentário. Se
algum termo precisar ser usado que seja inventário, que deixa de lado
conceitos
frágeis como a verdade, e traz à tona uma carga de afetividade e doação que me
parecem mais apropriados.
Por fim, meu processo de selecionar, ordenar e editar as
fotografias deste baléfoi cinematograficamente cortaziano.
Revirar os quase
três mil negativos, os copiões, enfim, todas essas “sobras de tempo” me
trouxeram lembranças, rostos e
sensações que iam ligando uma imagem à outra e
compondo um filme muito particular. Para mim,nada aqui é estático.
Tudo dança.
Dados Técnicos
Páginas: 144
Peso: 650g
ISBN: 9788563144164

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