Nesta terça, 25 de janeiro, os jurados
Ney Alves de Souza (O Estado do Paraná), Carlos Manzoli (RIC), Júlio
Feijó (Ampro/PR), Marcello Cattani (Fundação Cultural de Curitiba),
Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Rogério Covaleski
(Universidade Tuiuti) e Silvia Dias de Souza (Espaço de Marketing),
escolhidos pela a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing
e Propaganda (ABRACOMP) concederam Medalha de Prata à exposição
fotográfica em outdoor de Tom Lisboa, Ficções Urbanas: o
documentário, na categoria Produto Cultural ou Lazer.
Este prêmio parece encerrar
apropriadamente a trajetória desta exposição que começou na
internet, tomou o centro de Curitiba por quatorze dias e terminou com
uma carreata pelos painéis espalhados pela cidade em maio de 2004. O
fato de ser uma premiação ligada à publicidade tem ainda um
significado especial para Lisboa: "Utilizo como matéria-prima de
meus trabalhos fotográficos as imagens provenientes dos grandes meios
de comunicação, especialmente televisão e jornal, e procuro
refletir sobre as semelhanças que elas estabelecem com a própria
fotografia que são a edição, a manipulação e a
recontextualização de imagens. No que diz respeito à utilização
do outdoor como suporte, me interessa muito seu apelo comercial junto
ao público, mas, da mesma maneira, o fato dele "ter virado
notícia" por causa de uma manifestação artística e passar a
ser visto de uma forma diferente do tradicional evidencia uma
inversão de valores que vale a pena ser destacada."
Ficções Urbanas procurou reacender o
debate sobre intervenção urbana e explorar os limites entre arte e
publicidade. Talvez por isso os questionamentos apresentados na rua
tenham ganhado espaço adicional em universidades e instituições
culturais de Curitiba. Tom Lisboa participou do projeto Amigo dos
Amigos, organizado por Margit Leisner, no Guarinha, sobre Ocupação
do Espaço Público, assim como de encontros na Casa Hoffmann e com
alunos de Artes Visuais da Universidade Tuiuti do Paraná, de Belas
Artes, e dos cursos de Jornalismo e Publicidade da PUC/PR. "Creio
que 'Ficções Urbanas' conseguiu transitar na fronteira entre arte e
publicidade justamente porque, no meu caso, estes conceitos não
absolutamente indissociáveis e sinérgicos. A meu ver, o caráter
construtivo da imagem fotográfica encontra na mídia uma de suas
principais metáforas", completa Lisboa.
Para quem não conferiu ao vivo a
exposição, ela continua disponível para consulta no endereço
www.sinTOMnizado.com.br/ficcoesurbanas. |