Ficções Urbanas: o documentário
exposição fotográfica em outdoor de Tom Lisboa recebe Prêmio
da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda

 

Nesta terça, 25 de janeiro, os jurados Ney Alves de Souza (O Estado do Paraná), Carlos Manzoli (RIC), Júlio Feijó (Ampro/PR), Marcello Cattani (Fundação Cultural de Curitiba), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Rogério Covaleski (Universidade Tuiuti) e Silvia Dias de Souza (Espaço de Marketing), escolhidos pela a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP) concederam Medalha de Prata à exposição fotográfica em outdoor de Tom Lisboa, Ficções Urbanas: o documentário, na categoria Produto Cultural ou Lazer.

Este prêmio parece encerrar apropriadamente a trajetória desta exposição que começou na internet, tomou o centro de Curitiba por quatorze dias e terminou com uma carreata pelos painéis espalhados pela cidade em maio de 2004. O fato de ser uma premiação ligada à publicidade tem ainda um significado especial para Lisboa: "Utilizo como matéria-prima de meus trabalhos fotográficos as imagens provenientes dos grandes meios de comunicação, especialmente televisão e jornal, e procuro refletir sobre as semelhanças que elas estabelecem com a própria fotografia que são a edição, a manipulação e a recontextualização de imagens. No que diz respeito à utilização do outdoor como suporte, me interessa muito seu apelo comercial junto ao público, mas, da mesma maneira, o fato dele "ter virado notícia" por causa de uma manifestação artística e passar a ser visto de uma forma diferente do tradicional evidencia uma inversão de valores que vale a pena ser destacada."

Ficções Urbanas procurou reacender o debate sobre intervenção urbana e explorar os limites entre arte e publicidade. Talvez por isso os questionamentos apresentados na rua tenham ganhado espaço adicional em universidades e instituições culturais de Curitiba. Tom Lisboa participou do projeto Amigo dos Amigos, organizado por Margit Leisner, no Guarinha, sobre Ocupação do Espaço Público, assim como de encontros na Casa Hoffmann e com alunos de Artes Visuais da Universidade Tuiuti do Paraná, de Belas Artes, e dos cursos de Jornalismo e Publicidade da PUC/PR. "Creio que 'Ficções Urbanas' conseguiu transitar na fronteira entre arte e publicidade justamente porque, no meu caso, estes conceitos não absolutamente indissociáveis e sinérgicos. A meu ver, o caráter construtivo da imagem fotográfica encontra na mídia uma de suas principais metáforas", completa Lisboa.

Para quem não conferiu ao vivo a exposição, ela continua disponível para consulta no endereço www.sinTOMnizado.com.br/ficcoesurbanas.