polaroides (in)visíveis – (des)aparecidos
(in)visible
polaroids – missing
96x80 cm (37,8 x 31,5 in)
Obras de duas séries das polaroides (in)visíveis, no SP Arte:
fotografia
(photograph)
à esquerda (des)aparecidos e à direita "espaços
privados"
2007
Galeria Mendes Bahia
Este
desdobramento das polaroides (in)visíveis exibe os contornos de quadros que
foram roubados de museus. Neste caso,
a reflexão gira em torna da visibilidade que certas obras adquirem quando
desaparecem de determinados acervos ou coleções.
Depois de excessiva exposição midiática, basta ler seu título para que
possamos ver a obra.
O
retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, e O Lavrador de Café, de Cândido
Portinari, são exemplos recentes na cultura
brasileira. Estas obras, que ficaram desaparecidas por quase 20 dias do MASP
(Museu de Arte de São Paulo), quando foram
recuperadas, se transformaram nas principais atrações deste museu e com grande
reconhecimento popular.
This
branch of the (in)visible polaroids exhibits the contours of paintings that were
stolen from museums. In this case, the
reflection turns around the visibility certain works acquire when disappearing
from permanent collections. After an excessive media
exposition, it is enough to read its title for us to see the work.
The portrait of Suzanne Bloch, by Pablo Picasso, and the Coffee Planter, by
Candido Portinari, are recent examples in Brazilian
culture. These works, that remained missing for almost 20 days from the Masp
(Art Museum of São Paulo), when recovered turned
to be main attractions of the museum, with great popular recognition.
96x80 cm (37,8 x 31,5 in) the
couple - lasar
segall
96x80 cm (37,8 x 31,5 in)
the artist and his model - pablo picasso
fotografia
(photograph) estação pinacoteca
permanent collection fotografia
(photograph) estação pinacoteca permanent
collection
junho/2008
june/2008
junho/2008 june/2008