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Aula14

FILMES EXIBIDOS NA AULA 2

CONSTRUTIVISMO RUSSO
O encouraçado Potemkin
 
(1925, Rússia) Sergei Eisenstein

Os intocáveis
(1987, EUA) Brian de Palma

Bananas
(1971. EUA) Woody Allen

 

NEO-REALISMO
Ladrões de bicicleta
(1948, Itália) Vittorio De Sica

Roma, cidade aberta 
(1945, Itália) Roberto Rosselini

 

NOUVELLE VAGUE
Os incompreendidos
(1959, França) François Truffaut

Acossado
(1960, França) Jean-Luc Godard

 

 

CLIQUE PARA LER E/OU IMPRIMIR

O Encouraçado Potemkin

Análise de Encouraçado Potemkin

Neo-realismo

Sobre Ladrões de Bicicleta

Nouvelle Vague

Hiroshima, meu amor: precursor da Nouvelle Vague

Sobre Hiroshima, meu amor

O esforço heróico de Jacques Demy: o rococó e a "poesia do cotidiano" 

 

LIVROS SUGERIDOS

Eisenstein e o construtivismo russo, de François Albera
(Cosac&Naify)

 

O efeito Kulechov
O "efeito Kulechov” pode ser exemplificado da seguinte maneira: “Um primeiro plano do ator Ivan Mosjukine – voluntariamente inexpressivo, era relacionado a um prato de sopa fumegante, um revólver, um caixão de criança e uma cena erótica. Quando se projetava a seqüência diante de espectadores desprevenidos, o rosto de Mosjukine passava a exprimir a fome, o medo, a tristeza ou o desejo.
Em outras palavras, a situação dada e seus elementos (objetos e cenários) podiam desempenhar um papel maior que o ator e exprimir sentimentos em seu lugar. O que Kulechov queria provar era que a técnica (fotografia, montagem, movimento da câmera, escolha e duração dos planos) muitas vezes confere ao ator a intensidade expressiva que ele pode não ter. 
(informações adicionais em Estética do Cinema, pág 77)

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