O CLIF - Curitiba Luz Imagem Fotografia 2018, com patrocínio do Shopping Pátio Batel, traz a Curitiba a oficina
"Curadoria fotográfica: o que você pode esperar de um
curador e o que você pode fazer por si", com Milton Guran. Sobre o ministrante: Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991) e, por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte. Em 2016, foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural. Seus trabalhos fazem parte das coleções MASP-Pirelli, do MAM-Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAR - Museu de Arte do Rio e da MEP - Maison Européenne de la Photographie, dentre outras, públicas e privadas. Curador na área de fotografia, é coordenador-geral do FotoRio. e membro da diretoria da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Data: 26 de maio Horário: 10h - 13h e 15h - 18h Local: • AIREZ • Galeria. Rua Treze de Maio, 778. Cj. 15. Taxa única: R$70,00 (depósito ou transferência) Apenas 10 vagas. Inscrições: [email protected] ou 41.3088.7561 (seg-sex 13h-19h). Sobre a oficina "Curadoria fotográfica: o que você pode esperar de um curador e o que você pode fazer por si": 1. Apresentação: A curadoria se afirmou como parte integrante de qualquer exposição, tanto no domínio da arte quanto nas diversas propostas museais. No campo da fotografia, a presença do curador é mais recente, mas talvez até mais decisiva, já que o fotógrafo normalmente se lança em várias direções e produz imagens em quantidade enormes. Através de estudos de caso e exemplos concretos vivenciados por nós, vamos apresentar os diversos aspectos da atividade curatorial, seus procedimentos e pressupostos, da construção de um conceito para a exposição até a escolha dos diversos aspectos operacionais de produção, tais como a construção de uma identidade visual, de um plano de montagem, estratégia de mídia etc. 2. Objetivo Informar os participantes da atividade curatorial, com suas nuances e fronteiras, e, ao mesmo tempo, capacitar o fotógrafo para gerir a sua produção, pensar exposições e outros projetos de forma mais independente. 3. Plano de aula: • A função social da curadoria • A ação curatorial e seus limites • Usos e abusos do trabalho curatorial • Construção de um partido curatorial • Pensar uma exposição como um todo: identidade visual, montagem, divulgação • Como construir um projeto de exposição: elaboração de proposta, caminhos de financiamento 4. Público alvo: • Fotógrafos profissionais e amadores avançados; • Artistas visuais e pessoas interessadas em cultural visual; • Galeristas, colecionadores, curadores; • Estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de comunicação social, ciências humanas, de ciências sociais e de artes plásticas; • Jornalistas. mais informações: [email protected] |
Do Conceito ao
Fotolivro: Impressões e Narrativas Visuais
Pedro Vieira
é organizador da Sem Licença e fotógrafo. Realizou Master em Fotografia na
Blank Paper (Madri), especialização em Processo de criação e imagem (Tuiuti) e
diversos cursos de aperfeiçoamento nos EUA. Seus trabalhos já foram expostos na
América Latina e Europa, com destaque para o MAC -Pr e Museu de Belas Artes
(Venezuela) Estratégias
para abordagem de um projeto autoral
Oficina
prática para fotógrafos e artistas que pretendem iniciar um projeto autoral ou
já tem um projeto em andamento.
Data e hora: Local: |