Tom Lisboa
     (curador geral, coordenação e
      produção)

Mestre em Comunicação e Linguagens, Tom atua como artista visual, professor de cinema e fotografia e curador independente.

Recebeu os prêmios Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2012, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2005 e mapeado pelo Rumos Itaú Cultural. Foi incluído na exposição e livro de Eder Chiodetto, "Geração00 - A Nova Fotografia Brasileira", e integrou as mostras internacionais Bienal de Cerveira/Portugal (2013), Photovisa/Rússia (2015) e Encuentros Abiertos/Argentina (2008), além de ser convidado para participar dos festivais nacionais de fotografia Paraty em Foco (Paraty/RJ), FotoArte (Brasília) e FestFotoPOA (Porto Alegre/RS).

Foi curador da edição 2013 do Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) e convidado a participar da equipe curatorial da Bienal Internacional de Curitiba em 2009, 2013, 2014, 2016 e 2017. Desde 2015, é responsável para programação da galeria interARTividade, em Curitiba. Entre suas curadorias recentes está Queer Quarrel, feita como um manifesto ao fechamento da exposição QueerMuseu, no Santander Cultural, em Porto Alegre, em setembro de 2017.

Tem três livros publicados e integra a coleção Porto Seguro, Joaquim Paiva, do Governo do Estado do Paraná, da Galeria Graça Landeira, da Casa da Onze Janelas e do MAC Campinas.



     Ângela Berlinde, Ph.D.
     (curadora convidada)

Artista, curadora e investigadora Ângela Ferreira ( a.K.a Berlinde)  tem o Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica, pela Escola de Educação da Universidade do Minho de Braga e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É co-Fundadora do Festival de Fotografia Encontros da Imagem de Braga, tendo sido diretora e curadora das exposições nele integradas de 2006 a 2016.

Desde 2010 que atua como investigadora e curadora em festivais da Europa e países latino-americanos, particularmente no Brasil, Uruguay e Colômbia. Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil.

www.angelaberlinde.com


Irina Chmyreva, Ph.D.
(curadora convidada)

PhotoVisa International Festival of Photography, Krasnodar, Russia

 www.photovisa.ru

Irina Chmyreva é co-fundadora e diretora artística do PhotoVisa, o principal festival internacional de fotografia da Rússia. Sua mostra anual inclui exposições, leituras de portfólio, projeções multimídia, palestras e workshops. O PhotoVisa acontece no mês outubro, em Krasnodar, cidade localizada numa região próxima ao Mar Negro.

Além de seu trabalho no PhotoVisa, Chmyreva é escritora, curadora e pesquisadora. Nos últimos oito anos, ela tem sido a principal pesquisadora do Instituto Nacional de Teoria e História da Arte da Academia Russa de Artes, em Moscou. De 2011 a 2015, ela ocupou a função de Curadora Sênior do Projeto de Apoio à Fotografia na Rússia, coordenado pela Fundação IRIS.

Em 2012, ela foi escolhida para integrar a equipe internacional de curadores do FotoFest em Houston, TX, que privilegiou a Fotografia Russa Contemporânea. Ela foi membro da comitê editorial internacional da revista Europen Photography e, em 2014, foi jurada do Hasselbald Award. Como editora, ela esteve envolvida em diversos projetos bibliográficos e inúmeros portifólios. Em sua carreira, ela já desenvolveu projetos curatorais para mais de 100 exposições e tem participado de seminários em vários festivais internacionais e universidades.

Guilherme Zawa
(produção e coordenação)

Atua através da arte lens-based e da suspensão de conceitos através da palavra.  Realiza exposições de suas obras em galerias, eventos e museus de arte em São Paulo, Lisboa, Buenos Aires, Curitiba, Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iorque.

É Orientador para projetos Autorais e trabalha a arte como aspectos de sublimação de percepções e da metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados.

Como Agitador Cultural da cena paranaense  realizou dezenas de projetos expositivos e artísticos, entre eles o CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia.

É idealizador da AIREZ Galeria de Artistas Independentes, que atua através de convocatórias nacionais e a produção de exposições de novos artistas visuais e também do W.Imago Ateliê de  Criação Artística, que se dedica à aulas, oficinas e projetos sobre o fazer artístico em São Paulo e em Curitiba.

Atua como Analista, sobretudo na arte como experiência com o real.

Vive e trabalha entre Curitiba e São Paulo.