MARCO ZERO / GROUND ZERO: PRAÇA XV  
(visitado em outubro/2016     visited on October/2016)

A Praça Quinze de Novembro, também conhecida como Praça XV de Novembro, é uma praça situada no Centro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Em seus arredores, se situam a estação das Barcas, a Rua 1º de Março, o Arco do Teles, o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Está localizada na região conhecida, nos primórdios da ocupação das terras da cidade, como Praia da Piaçaba. Foi denominada, originalmente, de Largo do Terreiro da Polé, Largo do Carmo, Praça do Carmo, Terreiro do Paço e Largo do Paço. Do século XVI até meados da década de 1770, com a construção do Cais do Valongo, foi o principal ponto de desembarque de escravos africanos na cidade.

Nela, foi erguido o prédio do Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda, futuras instalações do Paço Real e, depois, Imperial. As obras foram iniciadas por ordem do Conde de Bobadela e terminadas em 1745, no governo de Gomes Freire de Andrade. Foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas.

No governo do vice-rei dom Luís de Vasconcelos, foi construído o Chafariz do Mestre Valentim, que, inaugurado em 1789, é, até hoje, um dos símbolos da praça. Muitos pensam que o chafariz está com defeito, quando, na realidade, estudos demonstraram que a água que expelia estava erodindo as esculturas e pedras, razão pelo qual foi desligado.

Quando da morte da rainha dona Maria I, em 1816, no antigo prédio do Convento do Carmo, o então Largo do Paço foi o palco onde se desenrolou o funeral real. Com os cariocas todos vestidos de negro, o corpo saiu solenemente do paço, para ser depositado no Convento da Ajuda. Dias depois, aconteceram, na praça e em outros locais determinados da cidade, as cerimônias protocolares da morte de um reinante, a única vez que foram executadas em todo o continente americano.

A praça, até o início do século XX, era o ponto principal de desembarque e entrada na cidade.

Em 10 de junho de 1965, foi inaugurada a estátua equestre do rei dom João VI, presente do povo de Portugal à cidade, por ocasião dos festejos do quarto centenário de sua fundação. Da autoria de Salvador Barata Feyo - escultor português natural de Moçâmedes, Angola -, a estátua foi colocada no local onde o rei teria desembarcado em 1808. Uma cópia desta encontra-se na rotunda do Forte de São Francisco Xavier do Queijo, na Praça de Gonçalves Zarco, na cidade do Porto, em Portugal. De acordo com instruções do escultor desta obra, ambas as estátuas deveriam estar voltadas uma para outra, como simbolismo e ligação entre a mesma pessoa (dom João VI) e os dois países (Portugal e Brasil). Essa mesma ligação profunda e indesmentível foi mais marcada ainda pela presença de um globo terrestre com a cruz de Cristo por cima, que a figura de dom João VI leva na sua mão direita.

O monumento mais recente da Praça é o de João Cândido, inaugurado em 2007. O monumento faz parte da história do negro no Brasil, não apenas porque João Cândido era negro, mas também porque a Revolta das Chibatas foi protagonizada por uma maioria de marinheiros negros. As classes mais baixas da Marinha, por serem compostas de rapazes muito pobres, estavam ainda sujeitas a castigos físicos de açoitamento. O monumento foi doado à cidade pela Secretaria Especial de Igualdade Racial.

Em 2014, o Museu de Arte do Rio (MAR), recebeu a doção do Fundo Ruy Souza e Silva e Fatima Zorzato, constituído por importante conjunto de gravuras e fotografia que testemunham a história icononográfica, urbanística, social e política da atual Praça XV desde 1599 até o início do século XX, quando o centro do Rio transfere-se para a atual Avenida Rio Branco. A doação foi acompanhada de um catálogo com texto de Pedro Vasquez.

15 Square currently takes the name of 15 after 15 of November date. It was the day of the Republic Proclamation. Anyaway its first denomination It was Largo of the Carmo and later Largo of the Paço. Before the last change of name, in the second half of the last century the square had been rebaptized as D. Peter II Square, the last Emperor of Brazil.

Square 15 is one of the oldest places of Rio de Janeiro City, and during the colonial times and empire times, it was the main port for all the ones who arrived in Rio de Janeiro, in a time when the sea was the only mean of transport for the passengers that would come from overseas.

So, XV Square was the main port of embarkment and landing of the governors of the colonial times and also used by the real and imperial family.

The oldest construction of the place is certainly the Convent of the Carmo, whose building does not belong more to the religious order and since a long time it has other occupations, having been used by the Portuguese Court in the begining of the 18th century, in the 20 th century it had been used by an educational institution until some years ago, and currently it occupied by some public agencies.

But the building has been preserved, at least regarding to its external facades. The Carmo Convent was the first great construction in in thre place, and one of the biggest of Rio de Janeiro City, at the time of its construction.

Praça 15 square, in the begining of the Portuguese colonization, It was called Plaza of the Carmo after the building. Later, in the place it was built a huge building to be the headquarters of the Brazil Governors. The building it was calle The House of the Governors. When D.João VI, Regent Prince, future King of Brazil and Portugal, and the Portuguese Court came to Brazil, and settled in Rio de Janeiro, they occupied The House of The Governors, and the building that it was a palace, had its name changed to Paço Real ( Real Palace or King´s Palace), becouse at that time it housed the King. The Royal Family had about 4 palaces, being the most important and noticiable The Royal and Imperial Palace of São Cristovão, in Rio de Janeiro City and The Imperial Palace in Petrópolis City.

From that time on, the square became known as "Largo do Paço" which means "Square of the Palace" or "Palace Square".

During the second half of the 19th, during the reign of D.Pedro II, the place had its name changed again to D. Pedro II Square.

Historical building of XV Square

Amongst the main attractions such as historical buildings and preserved building located in XV Square and surrounding ares, threre is Arco do Teles (The Arc of the Teles building), one of the constructions remaning from the colonial times, which give passage to lots of narrow streets, where there are many interesting bars and restaurants.

The former Royal Palace at XV Square (Paço Real) is the biggest construction in XV Square. As it was said before, the old name of the place, Plaza of the Paço came because of this construction in the place.

On the 1º of March Street, right in front of XV Square, there are two historical churches and the building Carmo Convent. Both churchs is worth a visit, and one of them it was Royal Chapel.

A historical fountain, known as "Fountain of the Pyramid" or Pyramid Fountain due to this top in the form of a pyramid, in the 19th century it was a famous icon of the city and it appears in some paintings and engravings of time. The fountain is preserved with the same apperance, since the end of 18th century, when it was erected. This fountain is one the masterpieces of the of Master Valentim, a great artist and city planner, author of many pieces of art and sculpture spreaded out in the city. Master Valentim it was the author of the design and landscape project of the first promenade in Rio and in Brazil, the so called Passeio Público (Public Promenade) and also the designer of the sculptures that you can see there. Passeio Público is preserved, although it underwent some changes in the second half of the nineteenth century.

(fonte: wikipedia http://www.riohere.com/praca_15.html)




Algumas fotos feitas ao redor da Praça XV
. Elas são utilizadas para produzir os "discos fotográficos" de
(a)round.  
Some of the photos taken around
Praça XV. They are used to make the (a)round "photografic discs".





Os "discos fotográficos" de (a)round (esquerda) são feitos com detalhes das fotos feitas ao redor do
Marco Zero (direita). Outros "discos fotográficos" serão desenvolvidos em breve.

The (a)round "photographic discs" (left) are made with details of the pictures taken around
the
Ground Zero (right). Other "photographic discs" will be created soon.






Os "discos fotográficos" podem retornar ao Marco Zero como uma intervenção urbana.
Utilizando fenacistoscópios é possível as animações contidas em cada disco.
Cada animação mostra um personagem caminhando ao redor de imagens do Marco Zero.

The "photographic discs" can return to Ground Zero as an urban intervention.
Using phenakistoscopes the public can watch the animations created in each disc.
Each animation brings a character the walks around images of the Ground Zero.


A intervenção urbana ainda não foi feita em Rio de Janeiro.

The urban intervention was not done in Rio de Janeiro yet.
 





Os GIFs simulam o que se vê nos fenacistoscópios. Para assisti-los, basta clicar nos links abaixo.

GIFs simulate what is seen in the phenakistoscopes. To watch them, click on the links below.

  makeagif.com/i/-bSnvJ

  makeagif.com/i/kXdo3B