Yara Martins realiza individual de pintura no MuMa

A artista apresenta Midrash* composta por obras inéditas em pintura, em óleo sobre tela e técnica mista. O catálogo tem apresentação do artista e crítico de arte Fernando Velloso e curadoria de Estela Sandrini. Inaugura nesta terça-feira dia 22 às 19h30, na Sala 2 do MuMa-Museu Metropolitano de Arte, Avenida República Argentina, 3430, no Bairro do Portão.

O exercício de reflexão da artista a levou pra dentro de si, no processo interior até à espiritualidade.

Durante um longo período refletiu, estudou, pesquisou em hebraico e produziu as obras como fazer diário de sua vida. A forma de apresentação das 14 telas é bidimensional, compõe a individual mais quatro conjuntos medindo 80 X 80 cm, formando livros, que o público poderá manusear.

O movimento gestual, a massa, a tinta escura, o recorte, a gravura, o claro e escuro, toda fluidez em pinceladas densas, formam camadas, pequenas colagens - imagens quase monocromáticas da mostra desta pintora já madura.

Na apresentação de Fernando Velloso, ele escreve: “O resultado que Yara pretende obter me parece fortemente relacionado a uma busca obsessiva da transcendência de sua gestualidade no fazer pictórico. Yara faz conviver em perfeita harmonia matérias densas e cheias de sofrimento com elementos gráficos remotos, sobre os quais já me referi, povoados de sutilezas e mistérios. Realiza a incisão dessas escrituras cavadas na textura espessa da pintura com instrumento contundente, fazendo com que adquiram a aparência de cicatrizes urbanas em velhos muros. Em outras ocasiões estas são substituídas por signos caligráficos (grafites) que remetem também, mais uma vez, o espectador a pensar em escritos ancestrais. Tratam-se de revelações repletas de nostalgia e lembranças nas quais estão presentes sua concepção da vida como um eterno refazer do velho em novo, da vivência em experiência que se projeta rumo a um futuro imponderável indicando a direção a seguir.

... Neste novo caminho, agora trilhado pela artista, sobre o qual me referi, em que as pinturas são elaboradas a partir de fragmentos de telas antigas posteriormente aplicados como colagens nas novas obras propostas, Yara procura dar a elas uma nova existência e à sua maneira inserir no processo criativo o sentido de "ressurreição" que procura sempre focalizar. “

Yara está pronta para levar sua arte para outros pólos, pra lá das divisas do Paraná e mostrar a exposição Midrash, na Arvani Galeria de Arte Contemporânea, em São Paulo, capital, que inaugura em 15 de Junho.

A artista cita o autor Pierre Schiling, do livro: Le Midrach - * Midrash - “ é uma fidelidade criadora (...) é necessário inventar, improvisar para que a interpretação entre no concreto da vida.”

Serviço:
Exposição Midrash de Yara Martins
Local: Sala 2 - Museu Metropolitano de Arte
Período: de 22 de abril a 23 de maio, de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 19h. Informações: (41) 314-5065.