PALIMPSESTOS videoarte de tom lisboa (english)

É a imagem que recria o texto ou é o texto que redefine a imagem? por Tom Lisboa

A palavra palimpseto deriva do grego pálin (novamente) e psestos (raspado, apagado) e faz referência a uma página manuscrita ou livro cujo conteúdo foi apagado (mediante lavagem ou raspagem) e escrito novamente. É a partir deste conceito de aglomeração e supressão que a série Palimpsestos traz à tona uma relação tão conflituosa quanto inevitável no fotojornalismo: é a imagem que recria o texto ou é o texto que redefine a imagem?

Cada obra de Palimpsestos é composta por uma sobreposição de textos verbais e não-verbais: o video, a fotografia do fundo, o texto que é apagado, a ação do pincel (que pode remeter tanto à pintura quanto à aquarela).

Nestes videos, as ações de ler e ver sobre determinado acontecimento encontram-se sobrepostas. Isto dá início a um processo  onde observamos alguém que, com pincel e água, se entrega a um inútil processo de raspagem de um texto escrito para que o visual venha à tona, uma espécie de Sísifo contemporâneo, que tem como resposta para sua tarefa de desconstrução uma nova construção.


< Clique para assistir a um video da série


>> Exposição de Palimpsestos (vídeo e fotografia) na Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro/RJ