Extensão:

Relações 
informais
dentro de um
espaço-tempo
informal

por Giordani Maia

 
 
O que vem a ser Extensão: Relações informais dentro de um espaço-tempo informal? Este trabalho com título enorme vem a ser uma continuação, ou melhor, uma extensão de um projeto anterior, o Projeto Conservas (enviado ao MAC de Niterói para concorrer à última mostra O Artista Pesquisador – 2001). Só para informação, o projeto conservas é um conjunto de operações que se desdobra em quatro etapas (Ebulição, Fluxos, Extensão, Irradiação), com exceção da quarta, todas as outras seriam registradas em vídeo e tinham como objetivo, o desdobramento de relações de negociação para exibição de trabalhos de arte – as Conservas (objetos de arte criados por mim, ver fotos da exposição) – dentro do espaço urbano, em um sistema de mercado informal (camelôs, panfletagem, artistas populares, etc). Na primeira etapa, Ebulição, o objetivo era a negociação de espaços para a exposição das Conservas
no estabelecimento comercial de pequenos empresários informais (camelôs), ou seja, o que estava em jogo era o aluguel de suas barracas, para a exibição de arte. Na segunda etapa, Fluxos, seria requisitado o serviço de pessoas que trabalham nas ruas distribuindo panfletos, estas seriam contratadas para a distribuição de panfletos com as imagens das conservas, esta ação se desenrolaria em várias ruas do centro da cidade. Na terceira etapa, Extensão, o
processo se desdobraria com a contratação de um artista popular (Artista Informal) – desses que casualmente são vistos no centro da cidade fazendo performances ou propagandas de produtos milagrosos – para que este fizesse uma performance – de sua autoria – utilizando as seguintes palavras-chave: conservas, obras de arte, corpo turbulento. Na última etapa, Irradiação, o que estava em jogo era o espaço comercial da TV, ou seja, tentar negociar (gratuitamente) um espaço, de segundos, dentro do espaço comercial, no horário nobre de uma grande emissora, para a exibição da imagem de uma das conservas. Agora, Extensão, etapa (ou membro) que pertence a um corpo muito maior e de organismo mais complexo – o Projeto Conservas – torna-se autônoma e funde-se a etapa Fluxos, ganhando, também, em complexidade. Colocando de forma mais didática, o Projeto Extensão vem a ser, como comentado, uma forma mais encorpada e autônoma das etapas Extensão e Fluxos, do Projeto Conservas. Aqui, ele se desdobra da seguinte forma: uma dupla
de artistas populares (Artistas Informais) foi contratada, para realizar performances no espaço urbano (Largo da Carioca – Rio de Janeiro), tendo como ponto de referência às conservas e os três conceitos-chave: conservas, obras de arte, corpo turbulento (todo o resto dessa performance é de livre autoria do artista – todo o processo foi registrado em vídeo e exibido na mostra junto com as conservas e minhas anotações sobre o processo do trabalho). Esta atitude pode ser vista como o principio de um mapeamento da cidade
através dos locais onde, no futuro, outras performances poderão ser realizadas, assim, teremos o que poderíamos chamar de bolhas ou ilhas de um momento, ou, um espaço-tempo-arte. Isto é, algo que ocorre (e corre) paralelo a um fluxo contínuo de acontecimentos, momentos ou instituições-arte (circuito oficial de arte). Neste sentido, temos: o trabalho de arte (conservas) nas mãos do Artista Informal, inserido dentro de um espaço informal (bolhas de um espaço-tempo-arte não-oficial), através de relações informais (não-oficiais). Todos os elementos (artista, obra, espectador, circuito) dentro dessa operação, transformam-se em um caldo informe, englobando imagem (vídeo), objetos (Conservas), oral (enredo espontâneo do discurso do Artista Informal) e escrito (textos).

I Mostra Rio Arte Contemporânea
Local: MAM Rio de Janeiro
Período: 16 de abril a 09 de junho

Artista: Giordani Maia

Titulo do trabalho:
Extensão: relações informais dentro de um espaço-tempo informal