FILMES
EXIBIDOS NA AULA 8
Limite
(BRA, 1930) Mário
Peixoto
Braza
Adormecida
(BRA, 1929) Humberto
Mauro
CINÉDIA
Alô, alô carnaval
(BRA, 1936) Adhemar
Gonzaga
Bonequinha
de seda
(BRA, 1936) Oduvaldo
Vianna
O
ébrio
(BRA, 1946) Gilda de
Abreu
O
dia é nosso
(BRA, 1941) Milton
Rodrigues
ATLÂNTIDA
Aviso aos navegantes
(BRA,1950) Watson Macedo
Carnaval
no fogo
(BRA,1949) Watson Macedo
Matar
ou correr
(BRA,1954) Carlos Manga
Nem
Sansão, nem Dalila
(BRA,1954) Carlos Manga
O
homem do Sputinik
(BRA,1959) Carlos Manga
Dois
ladrões
(BRA,1960) Carlos Manga
VERA
CRUZ
Apassionata
(BRA,1952) Fernando de
Barros
O
Cangaceiro
(BRA,1953) Lima Barreto
Candinho
(BRA, 1954) Abílio
Pereira de Almeida
Floradas
na Serra
(BRA, 1954) Luciano
Salce
|
CLIQUE
PARA LER E/OU IMPRIMIR
A
questão da indústria
cinematográfica
brasileira na primeira
metade do século XX
CICLOS
REGIONAIS
Texto sobre o filme
Limite, de Mário
Peixoto
O
mito da genialidade:
LIMITE
Humberto
Mauro e a construção
estética da imagem nos
filmes do período do
INCE
Os
Brasis do mais
brasileiro dos cineastas
CINÉDIA
Site da Cinédia
ATLÂNTIDA
Site da Atlântida
A
Atlântida de 1950 A
1960
Biografia
de Carlos Manga
Vida
e obra de Oscarito
VERA CRUZ
Site da Companhia
Cinematográfica Vera
Cruz
Vera Cruz: a herança de
um sonho
OUTROS
Cartazes
de filmes brasileiros
BIBLIOGRAFIA
- História do
cinema brasileiro, de
Fernão Ramos (org.)
- Burguesia e cinema: o
caso Vera Cruz, de Maria
Rita Galvão
- Cinema: trajetória no
subdesenvolvimento, de
Paulo Emílio Sales
Gomes
- Humberto Mauro,
Cataguases, Cinearte, de
Paulo Emílio Sales
Gomes
- A chanchada no cinema
brasileiro, Afrânio
Mendes Catani
- Introdução ao cinema
brasileiro, de Alex
Viany
- O futurismo paulista,
de Annateresa Fabris
Consulte
bibliografia adicional
sobre cinema brasileiro
PARA
VER EM VHS/DVD
Assim era atlântida
Sonho sem fim (inspirado
na vida do cineasta
Eduardo Abelim, do Ciclo
de Porto Alegre)
Panorama do cinema
brasileiro
Thesouro perdido, de
Humberto Mauro
VOLTAR
PARA PÁGINA INICIAL
|