Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9

Aula10

Aula11

Aula12

Aula13

Aula14

FILMES EXIBIDOS NA AULA 5

PLANO SEQÜÊNCIA
A marca da maldade 
(1958, EUA)
Orson Welles

Um lugar chamado Notting Hill
(1999, ING) Roger Michell

Passageiro profissão: repórter
(1975, FRA/ITA) Michelangelo Antonioni


COMPOSIÇÃO DE PLANOS
O cão andaluz
(1928, FRA) Luis Buñuel

Crepúsculo dos deuses
(1949, EUA) Billy Wilder

Manhattan
(1979, EUA) Woody Allenl

Cleo das 5 as 7
(1962, FRA) Agnes Vàrda

Blow up
(1966, ITA/INGl) Michelangelo Antonioni

Psicose
(1960, EUA) Alfred Hitchcock


MONTAGEM 
Nós que aqui estamos por vós esperamos
(1998, BRA) Marcelo Masagão

Quanto mais quente melhor
(1959, EUA) Billy Wilder

As horas
(2002, EUA) Stephen Daldry

Ana, dos 6 aos 18
(1993, RUS) Nikita Mikhalkov

Magnólia
(1999, EUA) PT Anderson

Amores brutos
(2000, México) 

Alejandro González Iñárritu

Amnésia
(2001, EUA) Christopher Nolan

SUGESTÕES ADICIONAIS DE FILMES

sobre montagem
Short cuts, de Robert Altman
Na captura dos Friedman, de Andrew Jarecki
Pulp fiction, de Quentin Tarantino
Era uma vez na América, Sergio Leone

sobre plano-seqüência
O jogador, de Robert Altman
Três homens em conflito, Sergio Leone
Soberba, de Orson Welles
Boogie nights, PT Anderson
Baile perfumado, Paulo Caldas e Lírio Ferreira
A arca russa, de Alexander Sokurov
Festim diabólico, de Alfred Hitchcock
Irreversível, de Gaspard Noé
Durval Discos, de Anna Muylaerte

 

 

CLIQUE PARA LER E/OU IMPRIMIR
O TEMPO NO CINEMA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

REALISMO E NEO-REALISMO EM ANDRÉ BAZIN

 

 

OUTROS TEMAS ABORDADOS EM SALA

narrativa e diegese

plongèe, contra-plongèe, campo, contra-campo

plano geral, plano de meio conjunto, plano médio, plano americano, plano próximo (primeiro plano), primeiríssimo plano, plano de detalhe

 

 

 

 

 

 

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL