FILMES EXIBIDOS NA
AULA 2
CONSTRUTIVISMO
RUSSO
O encouraçado Potemkin
(1925, Rússia)
Sergei Eisenstein
Os
intocáveis
(1987, EUA)
Brian de Palma
Bananas
(1971. EUA)
Woody Allen
NEO-REALISMO
Ladrões de bicicleta
(1948, Itália)
Vittorio De Sica
Roma,
cidade aberta
(1945, Itália)
Roberto Rosselini
NOUVELLE
VAGUE
Os incompreendidos
(1959, França)
François Truffaut
Acossado
(1960, França)
Jean-Luc Godard
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O
Encouraçado Potemkin
Análise
de Encouraçado Potemkin
Neo-realismo
Sobre
Ladrões de Bicicleta
Nouvelle
Vague
Hiroshima,
meu amor: precursor da Nouvelle Vague Sobre
Hiroshima, meu amor
O
esforço heróico de Jacques Demy: o rococó e a "poesia do
cotidiano"
LIVROS SUGERIDOS Eisenstein
e o construtivismo russo, de François Albera
(Cosac&Naify) O efeito
Kulechov
O
"efeito Kulechov” pode ser exemplificado da seguinte
maneira: “Um primeiro plano do ator Ivan Mosjukine –
voluntariamente inexpressivo, era relacionado a um prato de sopa
fumegante, um revólver, um caixão de criança e uma cena erótica.
Quando se projetava a seqüência diante de espectadores
desprevenidos, o rosto de Mosjukine passava a exprimir a fome, o
medo, a tristeza ou o desejo.
Em
outras palavras, a situação dada e seus elementos (objetos e
cenários) podiam desempenhar um papel maior que o ator e
exprimir sentimentos em seu lugar. O que Kulechov queria provar
era que a técnica (fotografia, montagem, movimento da câmera,
escolha e duração dos planos) muitas vezes confere ao ator a
intensidade expressiva que ele pode não ter.
(informações adicionais em Estética do Cinema, pág 77)
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