Colóquio reúne nomes da vanguarda em fotografia em Belém-Pa

 

Começam no próximo dia 16 e seguem até o dia 29 deste mês as inscrições para o 3º Colóquio "Fotografia e Imagem", que será realizado no período de 29 de novembro até 4 de dezembro nos espaços do Instituto de Artes do Pará (IAP) e Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará (NUAR). As inscrições têm taxa de R$ 10 para o colóquio e R$ 20 para o workshop e serão realizadas no Fotoativa. O evento vai reunir profissionais de vanguarda da área de fotografia de Belém e de outros Estados, para discutir as relações entre a fotografia e a crítica.

Entre os palestrantes locais estão Marisa Mokarzel, pesquisadora em arte e professora do curso de artes visuais da Universidade da Amazônia (Unama); e Fábio Castro, professor do curso de Comunicação Social e coordenador do curso de Especialização em Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA). Convidados de outros Estados, Arlindo Machado, Joaquim Paiva e Tadeu Chiarelli vão atualizar o público sobre questões relevantes na crítica de fotografia.

Um dos nomes mais respeitados da área, Arlindo Machado, vai proferir a palestra "Dilemas da Crítica de Fotografia no Brasil" e também participará da mesa-redonda "Tradição Documentária e Fotografia Contemporânea", junto ao fotógrafo Patrick Pardini, tendo como mediador o também fotógrafo Mariano Klautau, um dos organizadores do colóquio.

"O Colecionador: um crítico", é o tema da palestra que o fotógrafo, pesquisador, curador e colecionador de fotografia Joaquim Paiva vai proferir no colóquio. Ele também fará leitura de portfólios durante o evento. Joaquim é o maior colecionador de fotografia brasileira contemporânea, reunindo hoje cerca de 2.000 imagens de mais de 130 fotógrafos diferentes, acervo que ele já expôs várias vezes no Brasil e no exterior.

Paiva desenvolveu também um importante trabalho de pesquisa, tendo traduzido a célebre obra de Susan Sontag, "Ensaios sobre a fotografia", para o português em 1981. Publicou ainda, em 1989, um livro de entrevistas com 25 fotógrafos brasileiros: "Olhares refletidos". Para ele, a fotografia é uma forma de comunicação com o mundo, de participação no processo cultural contemporâneo e de contribuição ao acervo visual brasileiro. Ele afirma que seu trabalho como colecionador o fez descobrir a riqueza da produção fotográfica brasileira atual e o quanto ela é reveladora das expressões individuais e da diversidade cultural do Brasil.

Crítico de arte e curador com intensa atuação no Museu de Arte Moderna e na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Tadeu Chiarelli possui formação como doutor em artes plásticas. No 3º Colóquio "Fotografia e Imagem" ele vai ministrar o workshop "Teoria e prática da crítica de arte: Fotografia e arte contemporânea".

É de se ressaltar que o movimento fotográfico de Belém é hoje considerado um dos três melhores do País (vide http://www.fotoparaense80-90.pa.gov.br/ ).

Serviço:
Mais informações sobre o 3º Colóquio "Fotografia e Imagem" pelo telefone: (91) 225-5784/5877 (ramais 222/223). Inscrições pelo telefone: (91) 225-2754

Programação:
Dia 29 de Novembro, às 19h. IAP.
Palestra sobre a fotografia e a crítica no Brasil, com Arlindo Machado.

Dia 1º de Dezembro, às 19h. IAP.
Palestra “Apropriações na Arte Visual Contemporânea Paraense – Klinger Carvalho, Armando Queiroz e João Cirilo”, com Marisa Mokarzel.

Dia 2 de Dezembro, às 19h. IAP.
Palestra que vai tratar sobre a fotografia como crítica da imagem, com Fábio Castro.

Dia 3 de Dezembro, às 19h. Núcleo de Artes da UFPA.
Palestra “O Colecionador: um crítico?”, com Joaquim Paiva.

Dias 1º, 2 e 3 de Dezembro, de 15h às 18h. IAP.
Workshop “Teoria e Prática da Crítica de Arte: Fotografia e Arte Contemporânea”, com Tadeu Chiarelli.

Dia 4 de Dezembro. Núcleo de Artes da UFPA.
Leitura de portfolio com Joaquim Paiva no período da manhã e à tarde.