O Grande Circo Místico
Sobre a montagem
Era uma vez a história de um grande amor entre um
aristocrata e uma acrobata. Desse amor criou-se um circo.
A saga do circo virou poema. Do poema nasceu inspiração para a mágica de texto, música e poesia. A magia ganhou vida no palco, em forma de dança. E o final feliz da história foi o sucesso. O itinerário de O Grande Circo Místico poderia ser contado assim - mas esta história ainda não acabou. Vinte anos depois de seduzir o país como o espetáculo de dança mais famoso apresentado no Brasil, além da trilha sonora mais clássica e celebrada já produzida para um espetáculo nacional, com as assinaturas de Chico Buarque e Edu Lobo, O Grande Circo Místico está de volta aos palcos brasileiros.

Criado originalmente para o Balé Teatro Guaíra em 1982, O Grande Circo Místico encantou  país e sua primeira

temporada foi apresentada em turnê nacional durante quase dois anos. Após seu lançamento, foi visto por mais de 200 mil pessoas em quase duas centenas de apresentações, lotando espaços como o Maracanãzinho, no Rio, e chegando depois a Portugal. A mágica que seduziu adultos e crianças volta agora com seus principais trunfos reforçados. O roteiro que Naum Alves de Souza preparou, sobre um poema de Jorge de Lima, ganha uma releitura. Edu Lobo finaliza oito novas canções instrumentais, que serão adicionadas à já consagrada trilha, que reúne títulos do porte de Tom Jobim, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zizi Possi, Simone e Jane Duboc.

A diretora do Balé Teatro Guaíra, a jornalista e crítica especializada Suzana Braga, conta que a montagem atual será menos acadêmica, aliando a dança tradicional a um estilo acrobático, que faz com que o espetáculo aconteça em dois níveis diferentes - no solo e no ar. Este último, sob comando da carioca Dani Lima, que desde setembro último vem preparando o corpo de baile do Guaíra em coreografias aéreas. A nova direção artística e coreográfica de O Grande Circo Místico fica à cargo do coreógrafo Luis Arrieta, um dos mais celebrados nomes da cena brasileira na atualidade. Para finalizar, a constelação de nomes que atua nos bastidores da montagem, a artista plástica Rosa Magalhães, cinco vezes campeã do carnaval carioca, famosa pela riqueza, beleza e preciosismo de seu trabalho, é quem assina cenários e figurinos.