ARQUIVO



A Última Sessão de Cinema

Um Corpo que Cai

A Marca da Maldade

 

 







Clássico


A Última Sessão de Cinema
(The Last Picture Show, EUA, 1961)

Direção: 
Peter Bogdanovich
Elenco: 
Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Ben Johnson, Cloris Leachman, Ellen Burstyn.
A trama:
Dois jovens, Sonny e Duane, vivem em uma pequena cidade do interior do Texas, em 1951. Os dois amigos do velho Sam, um ex-cowboy dono da única cafeteria e do único cinema da cidade, que por este motivo também é o único ponto de encontro dos jovens que querem beber, fumar maconha e namorar. Sonny se envolve com Ruth, mulher mais velha e casada. Duane tem vários problemas ao se apaixonar por Jacy, a garota mais bonita da cidade. Os dois experimentm o começo da fase adulta sem muitas perspectivas e às vésperas da Guerra da Coréia.

Curiosidades:
O filme teve duas indicações para o Oscar de atriz coadjuvante e duas para o de melhor ator coadjuvante. Venceu ambas (Cloris Leachman e Ben Johnson).
A trilha sonora apresenta gravações de 1951 de figuras como Eddie Fischer, Tony Bennett e Frankie Laine.
Em 1990 o diretor lançou uma versão director´s cult em laserdisc, com os sete minutos originalmente cortados.
A cópia em vídeo no Brasil tem cenas que à época foram cortadas pela nossa Censura, como a nudez frontal tanto de homens como de mulheres.
O filme é um marco, devido ao tratamento de bom gosto que dá ao processo de liberalização.

Veja curiosidades sobre outros clássicos do cinema no Arquivo do Sintomnizado
volta para cima




Um Corpo que Cai (Vertigo, EUA, 1958)

Direção: 
Alfred Hitchcock.
Elenco: 
James Stewart, Kim Novak, Barbar Bel Guedes Henry Jones.
A trama: 
Durante perseguição a um criminoso por telhados de São Francisco, o agente Scotti Ferguson tropeça e fica pendurado em uma calha, de onde assiste à morte de um policial que tentava salvá-lo. Como passa a sofrer de acrofobia, decide afastar-se da polícia, mas é contratado por um velho amigo, Gavin Elster, para vigiar sua mulher, Madeleine, que estaria tomada pelo espírito de uma antepassada.

Curiosidades:
Um Corpo que Cai foi indicado para o Oscar em duas categorias: direção de arte e som.
Ao lado de outros clássicos de Hitchcock, como Janela Indiscreta e O Terceiro Tiro, o filme pôde retornar aos cinemas e ser lançado em vídeo apenas no início dos anos 80, após a morte do cineasta. Em outubro de 1996, foi novamente relançado nos EUA, em cópias novas.
Hitchcock pediu à Paramount que comprasse os direitos do livre escrito especialmente para ele por Boileau e Narcejac com a intenção de utilizar Vera Miles no papel principal, mas a atriz engravidou pouco antes do início das filmagens. Kim Novak foi contratada para substituí-la e manteve com o diretor um relacionamento difícil. Segundo Hitchcock, ela não aceitava algumas de suas sugestões. A idéia de não usar sutiã na segunda metade do filme, por exemplo, é da atriz. “Ela não usa e, de resto, gaba-se disso constantemente”, afirmou o cineasta.

Veja curiosidades sobre outros clássicos do cinema no Arquivo do Sintomnizado
volta para cima

 


A Marca da Maldade ( Touch of Evil, EUA, 1998)

Direção: 
Orson Welles
Elenco: 
Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles, Marlene Dietrich.
A trama:
Vargas, um honesto agente do Departamento de Narcóticos da polícia mexicana tenta desvendar um crime cometido na fronteira de seu país e os EUA, que cruzara para celebrar a lua-de-mel com sua mulher, Susan. No seu caminho está o grotesco chefe de polícia americano Quinlan, que planta provas para descobrir culpados e procura acobertar os que julga inocentes.

Curiosidades:
Depois de Cidadão Kane, A Marca da Maldade é o ponto mais alto da carriera de Orson Welles.
Utilizando-se de uma galeria de tipos inesquecíveis, de uma fotografia magnífica de Russel Metty e de sua própria e brilhante atuação como o corrupto agente da polícia americana, Welles fez o mais noir de todos os filmes noir, a certa altura tirado de suas mãos pelos executivos da Universal e entregue a Harry Keller. Mas a marca do gênio continua lá, valorizada pela participação memorável de Marlene Dietrich.

Veja curiosidades sobre outros clássicos do cinema no Arquivo do Sintomnizado
Disponível para locação na Cartoon Video - 253 3245 / 363 6035
volta para cima